Sem categoria

Dicas para evitar rachaduras nos seios durante a amamentação

As rachaduras nos mamilos costumam acontecer no início da amamentação, e causam muita dor, além de acabar favorecendo a decisão de interromper a amamentação.

E como a gente pode evitar que elas aconteçam? Com informação! Então, o que são as rachaduras e por que elas acontecem?

As rachaduras nos mamilos são pequenas fissuras geradas pelo atrito durante a amamentação; são também chamadas de fissuras mamárias e podem ser definidas como a ruptura do tecido epitelial que cobre a papila mamária (mamilo). Essas rupturas levam a mulher a sentir dor nos mamilos, e essas lesões podem até sangrar.

Entre as causas da fissura mamária, a principal  é a pega incorreta do bebê no momento da amamentação, o que merece atenção e cuidado, pra que não continue esse ciclo de pega incorreta, dor, ferida.

Normalmente, essas rachaduras desaparecem em poucos dias após o início de alguns cuidados especiais, e nós vamos falar sobre eles aqui, mas é aconselhável, caso essas feridas aconteçam, que você procure ajuda especializada, normalmente em bancos de leite ou centros de amamentação, para que esse ciclo não continue e você recupere o mamilo sem precisar deixar de amamentar.

Outras causas são uso de acessórios inadequados durante a amamentação; amamentar com o seio muito cheio; má posição do bebê, posição inadequada da mãe, entre outros.

Independente do motivo, as soluções que poderão ajudá-la são bastante simples.

Alguns cuidados que podem te ajudar a evitar rachaduras nos mamilos são:

  1. Ofereça o seio ao bebê na primeira hora de vida, na sala de parto. Isso favorece a descida do leite e a pega correta do bebê, por estimular hormônios, como a ocitocina.

2. Faça uma ordenha manual antes da mamada, para esvaziar a região do mamilo, e assim facilitar a pega do bebê. A ordenha é realizada inicialmente com um massagem com movimentos circulares e suaves, da região próxima a aréola até a região da mama, neste momento você deve realizar a ordenha até sentir que o bico do seio está livre e fácil para o bebê abocanhar. Realize uma ordenha antes de toda mamada, até que o bebê e você estejam familiarizados com a amamentação, ou sempre que o seio estiver muito cheio de leite.

3. Evite o uso de cremes e óleos

Apesar de os cremes e óleos vegetais proporcionarem alívio e um aspecto de resolução imediata, essas não são opções indicadas para resolver o problema de forma definitiva. Algumas mães chegam a passar até pomadas nos mamilos, mas elas não são indicadas em caso de rachaduras.

O motivo é a necessidade de deixar que o corpo se recupere sozinho. A rachadura, de certa forma, é uma ferida que precisa ser cicatrizada e não a falta de hidratação no local, como muitos pensam. Então, o ideal é deixar a área o mais seca possível para que o corpo faça o processo de regeneração sozinho. Nosso corpo é mais poderoso do que você imagina!

Além disso, qualquer substância colocada no mamilo pode ser tóxica para o bebê. Então, é importante tomar cuidado e não aplicar qualquer produto sem orientação médica.

4. Lave apenas o necessário

Da mesma forma que é importante evitar óleos e cremes, você também deve evitar a lavagem em excesso dessa região. Além de garantir que o mamilo fique seco na maior parte do tempo possível, você também evita que a região perca a proteção natural.

É importante fazer a higienização durante o banho e logo após a amamentação, mas não é necessário lavar o seio com qualquer produto diferente nos demais momentos do dia.

Veja a recomendação da Fundação Oswaldo Cruz sobre a higiene dos seios:

Lavar o seio só com água: seios e mamilos devem ser lavados apenas com água, sem o uso de sabonetes ou cremes. Os mamilos têm uma hidratação natural que deve ser mantida durante a gravidez. Por isso, quando são usados sabonetes ou cremes, essa hidratação é removida, aumentando o risco de rachaduras nos mamilos. Existem pequenas glândulas localizadas na aréola que produzem secreção sebácea que protegem a pele para a amamentação.Fundação Oswaldo Cruz

Aproveitamos e colocamos aqui também a Cartilha de Promoção a Amamentação, com várias informações que podem te ajudar.

5. Posição da mãe e do bebê

A sua posição deve ser confortável, então, escolha um local tranquilo para amamentar. Já deixe por perto a almofada de amamentação ou outra almofada para auxiliar no descanso do seu braço. Posicione-se relaxada.

A posição na qual o bebê deve permanecer durante a amamentação também faz toda diferença no resultado das rachaduras do mamilo.

Encoste o bico do peito na boca do bebê, para ele virar a cabeça e pegar o peito (reflexo da busca), ele sozinho sabe como fazer isto.

Leve o bebê ao peito e não o peito ao bebê.

Segure o peito com o polegar da mão acima da aréola e o indicador e a palma da mão abaixo. Isto facilita a “pega” adequada.

Observe se o seu filho ou filha está fazendo a famosa “boca de peixinho”. Seus lábios devem estar virados para a fora e a boquinha deve estar bastante aberta. O ideal é que a boca dele consiga tapar praticamente toda a aréola da mãe durante todo o período em que a sucção acontece.

Além disso, observe a posição da cabeça, pois ela deve estar de uma forma em que o queixo da criança fique encostado na mama.

É importante lembrar que essa posição da cabeça e da boca também vão ajudar na facilidade de sucção por parte do bebê.

Mas nós vamos falar mais sobre a posição da mãe e do bebê, e da pega correta em outro post!

Lembre: amamentar é puro amor. Você vai ter muito prazer com a amamentação. O início requer atenção, mas não precisa ser sofrido. A informação adequada pode garantir uma amamentação tranquila e feliz, desde o início. O seu leite é vida!

Estamos juntas para que seja um sucesso!

Um abraço,

Cintia/lojabbcoruja

Siga a gente nas redes sociais:

Instagram: @bbcorujaoficial

Fanpage: bbcoruja

Site: http://www.lojabbcoruja.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s