Sem categoria

Como é o cocô do bebê?

Fotos de Fralda, imagem para Fralda ✓ Melhores imagens | Depositphotos®

Assunto que gera muitas dúvidas entre as mamães, principalmente as de primeira viagem!

Isso, porque o cocô do bebê é bem diferente, e varia muito, vem saber porquê!

As primeiras fezes do recém nascido chamam-se mecônio. Costumam ser bem escuras, viscosas e sem cheiro e são formadas pelo acumulo de líquidos que o bebê engole ainda na barriga da mãe. É esperado que a criança elimine o mecônio de 3 a 5 dias após o parto.

O mecônio é composto de células mortas e secreções estomacais, enquanto as fezes são formadas por restos alimentares não absorvidos pelo organismo.

O mecônio é uma secreção verde-escura, parecido com piche. No corpo do feto, fica dentro da parede do intestino. Ele existe para impedir que as paredes do intestino fiquem vazias e se grudem. A natureza é perfeita!

Então vamos as dúvidas mais frequentes sobre este assunto!

Como é o aspecto normal do cocô do recém nascido?

Nos primeiros 4 dias de vida, é pastoso e verde-escuro. Trata-se do mecônio. A partir do 5º dia de vida, o recem nascido já evacua fezes. São amareladas ou esverdeadas e bem pastosas.

Quantas vezes por dia o bebê evacua?

No 1º mes de vida, o bebê normalmente faz cocô após cada mamada. É o reflexo gastrocólico, que o estimula a evacuar toda vez que está com a barriga cheia. Assim, a cada 2 ou 3 horas, a fralda em geral fica suja. A partir do 2º mês, essa frequência se espaça.

É normal o bebê fazer cocô amarelo ou verde?

Sim, é normal em bebês que se alimentam exclusivamente de leite. Durante o processo digestivo e intestinal, o leite oxida e fica amarelado. Quando o trânsito do leite pelo organismo for muito rápido, o cocô pode se tornar verde, sem que isso indique algum sinal de anormalidade. As fezes só ficarão amarronzadas a partir de 1 ano e meio de vida, em média.

É comum o bebê ficar sem fazer cocô?

Até os 3 meses de vida, é normal uma constipação de 2 ou 3 dias. A partir do 4º mês, cada bebê criará um hábito intestinal que poderá se caracterizar por defecar todos os dias, mais de 1 x por dia ou dia sim, dia não, sem que essa diferença de frequência signifique algum problema de saúde.

Como saber se o bebê está com diarreia?

A diarreia se caracteriza pelas fezes líquidas, feitas entre 5 e 10 vezes num mesmo dia. Mas esse parâmetro só vale para bebês com mais de 1 mês. Os recem nascidos fazem cocô líquido a cada 2 ou 3 horas. Se a frequencia estiver maior, converse com o pediatra.

É normal o bebê evacuar toda vez que mama?

Isso vai depender do tipo de alimentação que ele recebe. se for um bebê alimentado somente por leite materno, é normal. Conforme ele for crescendo e alimentação mudar, a frequência tende a diminuir.

Porque o bebê, as vezes, fica sem fazer cocô?

Bebês alimentados exclusivamente do leite materno podem ficar até 2 dias sem evacuar, pois, como esse alimento é completo, o organismo aproveita tudo o que é ingerido, não gerando resíduos. As crianças alimentadas por fórmulas podem ficar com o intestino preso e ressecados por isso acabam não evacuando todos os dias.

Como é o cocô do bebê que só ingere leite materno?

É líquido ou semi liquido, e a cor pode variar de amarelo-ouro ao verde-escuro. Essas fezes podem conter alguns grumos, ou seja, pequenas partes mais consistentes.

E o cocô do bebê que toma fórmula?

As fezes são mais consistentes, ou pastosas, e o cheiro mais parecido com as dos adultos. Após o 6º mês de vida, quando geralmente a criança passa a comer outros alimentos, como frutas e papinhas salgadas, os excrementos começam a ficar mais consistentes.

Qual a melhor forma de higienizar após a evacuação?

O mais indicado é limpar a criança com água e sabonete neutro. Água morna e algodão também podem ser utilizados. Não é preciso dar banho toda vez que o bebê fizer cocô, mas é importante lavar o bumbum, pois isso evita acúmulo de resíduos e assaduras. Em situações nas quais não é possível higienizar dessa forma, use lenços umedecidos hipoalergênicos.

Acho que é isso! Espero que ajude você a entender melhor o que acontece com seu bebê!

De qualquer forma, se ainda permanecer dúvida ou achar que há algo errado com seu bebê, consulte sempre o pediatra!

beijos e até breve!

Cintia/bbcoruja

Ahh, já conhece nosso site? vem ver: http://www.lojabbcoruja.com.br

E segue a gente lá no instagram: @bbcorujaoficial

Nosso canal no telegram: bbcorujaoficial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s