Sem categoria

Banho de balde no bebê. O que você precisa saber!

Vamos começar da primeira dúvida mais comum das mamães e papais:

Para que serve o banho de balde no bebê?

O banho do bebê no balde é muito bem recomendado porque o bebê se sente confortável e feliz ao se lembrar de quando estava no útero da mãe. Isso porque no balde ele tem uma limitação de espaço e a água morninha, que remetem as condições que ele vivia no útero.

Por isso é uma ótima opção para dar o banho no bebê, pois além de permitir lavá-lo, o bebê fica muito mais calmo e relaxado por causa da forma arredondada do balde, que é muito parecida com a sensação de estar dentro da barriga da mãe.

E como é esse balde?

O balde, banheira shantala ou Tummy tub, como também pode ser chamado, deve ser transparente, de preferência, para que a mãe possa ver o bebê e o mais indicado é que se use baldes específicos pra este fim, ou seja, fabricados e comercializados como balde para banho de bebê. O balde pode ser comprado em lojas para bebês e o preço varia entre 60 e 150 reais, aproximadamente. A orientação de usar este balde específico é porque eles tem a base mais larga pra acomodar o bumbum e as perninhas do bebê, e tem as bordas mais arredondadas pra não haver risco de que o bebê se machuqye ao ser colocado ou retirado do balde. Além disso, ele deve ser fabricado com plastico atóxico.

E a partir de quando posso dar banho de balde no meu bebê?

O banho do bebê no balde pode ser feito logo após o bebê sair da maternidade, aproximadamente 6 horas após o nascimento, como orienta o Ministério da Saúde, e até quando os pais desejarem ou até deixar de ser confortável para o bebê. Normalmente até os 2 anos de idade. No entanto, a recomendação é de que você esteja seguro ao dar o primeiro banho, se possível conte com a orientação de alguém experiente ou um profissional de saúde se ainda tiver dúvidas, principalmente nos primeiros dias de vida, quando o bebê ainda não controla o pescoço e a cabeça e neste caso, você deverá sustentar a cabecinha do bebê com atenção e cuidado pra garantir a segurança dele durante todo o banho.

Quanto tempo pode durar o banho de balde?

O banho não deve durar mais do que 10 a 15 minutos para que o bebê não se sinta desconfortável e a temperatura da água esfrie e nunca se deve deixá-lo sozinho no balde porque ele pode-se levantar e cair ou adormecer e se afogar.

Como é o banho de balde?

Para dar banho no bebê no balde, primeiro deve-se encher o balde até metade da altura ou até à altura indicada pelo balde com água à temperatura de 36-37ºC. Depois deve-se sentar o bebê no balde, com as pernas e os braços encolhidos e dobrados, com a água ao nível dos ombros. A água não deve passar dos ombros do bebê e lembre-se de que quando colocar o bebe no balde a água vai subir, por isso coloque agua no balde realmente até a metade ou menos e verifique a quantidade ideal para o seu bebê.

Em caso de bebê recém-nascido, pode-se colocar uma fraldinha ou um cueiro leve em volta do bebê, como um charutinho, para ele ficar mais seguro e deve-se segurar em volta do pescoço porque o bebê ainda não sustenta a cabeça, sempre.

COMO DAR BANHO NO BEBÊ NO OFURÔ? - YouTube

Imagem da internet.

Se o bebê tiver cocô ou xixi, primeiro ele deve ser limpo e só depois colocado no balde.

Benefícios do banho do bebê no balde

Os benefícios do banho do bebê no balde incluem:

  • Acalma o bebê;
  • Diminui a agitação do bebê, podendo até adormecer;
  • Ativa a circulação do sangue do bebê;
  • Diminui as crises de cólicas do bebê;
  • Ajuda a eliminar as toxinas do organismo do bebê;
  • Estimula o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Por todos estes benefícios, o banho do bebê no balde é uma ótima opção em substituição ao banho comum. Quando o bebê é muito pequeno e ainda não consegue ficar sentado dentro da Shantala, a mãe pode pedir a ajuda do pai na hora do banho e, enquanto o pai segura o bebê, a mãe pode dar o banho.

Mas se você quiser usar o banho de balde só pra relaxar o bebê e aliviar as cólicas, tudo bem! Neste caso, não coloque nenhum produto na água!

6 dicas para dar um banho relaxante no bebê

  • O horário mais indicado para um banho relaxante é o fim da tarde.
  • 1) Deixe tudo pronto antes. …
  • 2) Deixe o bebê enrolado em uma fralda de pano. …
  • 3) Faça massagens antes do banho. …
  • 4) Atenção à temperatura da água. ..
  • 6) Tente manter o corpinho dele embaixo d’água.

E como dar o banho de higiene no balde?

Na hora da higiene, se o bebê estiver enroladinho, retire o cueiro lentamente e vá passando xampu e o sabonete, retirando com cuidado com a água.

Segue o link de um vídeo do Ministerio da Saude mostrando o banho do bebê no balde.

Espero que tenham gostado do texto, foi feito com muito carinho, especialmente pra bebê Maria, que ainda vai nascer!

Beijos e até o próximo video!

Cintia/bbcoruja

Aproveita pra conhecer nosso site: http://www.lojabbcoruja.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s