Foto da internet
Vamos falar dos benefícios da amamentação para as mamães?!
“Amamentação fornece uma experiência emocional única para a mãe e o bebê. Amamentar é o único comportamento parental que só a mãe pode fazer por seu bebê, criando uma poderosa conexão física e emocional.” Dr. Jose Luiz Setubal
A amamentação eficaz libera pelo menos 2 hormônios importantes no corpo da mamãe:
Prolactina: faz a produção do leite e produz uma sensação pacífica e nutritiva que lhe permite relaxar e concentrar-se no seu filho.
Ocitocina: libera o leite e faz oção de leite e útero contrair, além de promover um forte sentimento de amor e apego mãe e filho.
Vamos então aos benefícios?
1- No momento em que você tem contato pele a pele com seu recem nascido, aumenta o fluxo de ocitocina no seu corpo. Chamado de hormônio do amor, é também liberado cada vez que o bebê suga seu mamilo durante a mamada. Fazer o bebê pegar a mama logo e com frequência ajuda seu útero a se contrair, estimulando a terceira parte do parto, que é expulsão da placenta. Dessa forma, isso pode protegê-la da perda excessiva de sangue.
Quando a mãe amamenta, seu útero se retrai mais rápido do que o da mãe que não amamenta. Antigamente, quando a mãe tinha hemorragia, o médico colocava o bebê na mama o mais rápido possível para estimular essa contração. Desse modo, é menos provável que você tenha anemia por deficiência de ferro.
2- A ocitocina tem também efeito antidepressivo. Um estudo mostrou que as mães com níveis mais altos do hormônio tiveram menos sintomas de ansiedade e depressão. Durante o período de amamentação a ocitocina vai ajudá-la a se acalmar, reduzir o estresse e a pressão arterial e até aumentar o limiar da dor.
3- A amamentação diminui o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2 para toda a vida. lém de diminuir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, como o de mama, ovário e útero.
4- Embora seja cansativo nas primeiras semanas, assim que você e o bebê estiverem treinados na amamentação, a praticidade será um enorme benefício, você pode amamentar a qualquer hora, sem complicação. Não é preciso ferver, mexer, esfriar nem esterilizar, não precisa levar toda a parafernália relacionada ao leite de fórmula quando sai de casa.
5- A ocitocina e outros hormônios liberados durante a amamentação ajudam mãe e filho a adormecer.
6- A amamentação ajuda a criar vínculo: o pico de ocitocina que ocorre durante cada mamada ajuda a fortalecer seu vínculo com o bebê. Há contato visual por mais tempo, carinho e por isso é o hormônio do amor.
7- Perder peso é outro benefício da amamentação! sabe quantas calorias são queimadas amamentando? até 500 por dia! o mesmo que uma hora de bike! Queimar essas calorias extras com a amamentação pode ajudar você a se livrar do peso que ganhou durante a gravidez.
8- Quantos aos gastos, você economiza muito por não precisar comprar leite de fórmula, nem perde tempo indo comprar. Além disso, os bebês amamentados tendem a adoecer com menos frequência. E ainda é possível aproveitar os benefícios da amamentação na sua velhice: melhora a mineralização óssea, por isso se você amamentar, estará menos sujeita à ter osteoporose e fraturas em idade mais avançada.
9- Amamentar também é bom para o meio ambiente, já que não há mamadeiras para lavar, aquecer ou fórmulas para jogar fora.
Muito legal, não é?!
E os benefícios para o bebê são ainda maiores, acho que incalculáveis!
Mesmo assim, vamos falar sobre eles no próximo post!
Até lá!
beijo com amor,
Cintia/bbcoruja