Sem categoria

Mamãe, você sabe como lavar o enxoval do bebê?

Quando lavar as primeiras roupinhas do bebê? O ideal é começar a lavagem do enxoval a partir do sétimo mês de gravidez, ou a partir da 30ª semana de gestação. Itens lavados com muita antecedência acumulam poeira, e deixar para a última hora pode pegar as mamães desprevenidas caso o bebê nasça antes do previsto.

Para lavar as roupas de bebê, deve-se usar sabão neutro. As opções do mercado são imensas hoje em dia, mas a maior e melhor dica é: quanto menos perfume melhor! Por isso ainda deve-se dar preferência ao sabão de coco ou sabão para lavar roupa de bebê específicos no mercado.

Para os recémnascidos, o mais recomendado é o sabão de coco ou o neutro, que tem menos ácido e perfume na sua composição. Não use amaciante, sabão em pó comum ou removedor de manchas. Você pode usar máquina de lavar (desde que esteja bem limpa e livre de resquícios de outras lavagens, o ideal é fazer um ciclo de lavagem completo na máquina, sem roupa antes de lavar as roupas do bebê) ou lavar à mão.

Enxague bem as roupas e prefira lavar quando tiver sol, pra que as roupas sequem completamente.

Pra lavar a maquina, algumas dicas: O segredo é colocar no menor ciclo de lavagem. Não é preciso esfregar por muito tempo, pois as roupinhas não são sujas.

Um cuidado que eu considero importante, no entanto, é usar saquinhos para lavar as roupas do bebê na máquina. São saquinhos que  impedem que haja contato direto da roupa do bebê com a parte interna da máquina. Isso é bacana porque há resíduos de sabão em pó e amaciante usados por nós, adultos, na máquina. E esses produtos podem causar alergia na pele do recém-nascido, sobretudo nos primeiros 3 meses de vida. Então coloque primeiro as roupinhas no saquinho (há vários tamanhos, inclusive grandes que cabem várias roupas de uma vez), e então coloque na máquina.

Outro cuidado interessante para lavar as roupas do bebê na máquina é usar um ciclo de lavagem mais suave (se sua máquina tiver). Como as roupinhas são delicadas, isso evita inclusive que elas formem bolinhas. Se lavar na máquina, opte preferencialmente por um sabão de coco líquido.

Pra lavar a mão, use um balde separado pro bebê, e lave a roupinha dele separadamente, com sabão de côco em barra. Você pode deixar as roupinhas de molho durante 10 a 20 minutos com sabão e depois esfregue delicadamente, porque é só pra tirar a poeira. Enxague bem e torça delicadamente, depois coloque pra secar.

O grande segredo para lavar as roupas do bebê, na minha opinião, é não usar muito sabão. Use a quantidade recomendada na embalagem dos produtos, e enxágue muito bem.

E se as roupas do bebê mancharem, como lavo?

No início, enquanto seu filho só mama, as manchas nas roupinhas serão principalmente de leite (e algum vazamento de cocô). Uma dica importante aqui é lavar a roupinha rapidamente, antes que a sujeira seque, e separadamente das outras roupas. Faça assim: tire o excesso do cocô, passe sabão de coco, esfregue e deixe de molho em um balde. Depois enxágue, e seque ao sol (para evitar manchas amareladas)

Já para as manchas de leite você pode deixar de molho no tanque ou na própria máquina. Mas antes passe um pouco de detergente na mancha e esfregue. Se não funcionar, coloque um pouco de bicarbonato de sódio sobre a mancha (que funciona tanto quanto um tira-manchas e é menos agressivo para ser usado na roupa do bebê).

Faça esta lavagem com todo o enxoval, tudo que ficará em contato com a pele do bebê.

E depois é só passar em temperatura algodão e guardar.

Lembre que não precisa lavar tudo de uma vez, faça isso prazeirosamente, aos poucos!

Um beijo no coração,

Cintia

bbcoruja

 

 

Fonte de inspiração: vários posts em blogs, sites e vídeos na internet, além da minha experiência pessoal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s