Simmmm!!
O bebê que por algum motivo usa fórmula desde o nascimento, deve receber uma complementação de água para hidratação adequada.
A quantidade de água a ser oferecida vai variar de acordo com o clima, o peso do bebê e a necessidade individual dele, mas é importante que seja oferecido entre uma mamadeira e outra.
Atente-se para preparar a água, que deve ser filtrada e fervida, e oferecida ao bebê sempre em temperatura ambiente. Esse cuidado evita a diarreia que pode levar a graves complicações pra vida do bebê.
Outra questão importante é esperar pelo menos 1 hora após a mamadeira de leite e observar pra não dar água demais e deixar o bebê com o estômago cheio, porque isso pode fazer com que ele substitua a mamadeira de leite, levando a uma nutrição a inadequada.
O segredo é não deixar ficar próximo da próxima mamada nem oferecer logo após a mamada anterior, já que neste caso ele vai recusar a água.
Siga seu instinto, observe o seu filho e a necessidade de água dele. E não precisa acordá-lo durante a noite pra oferecer água….ufa!!!!
Se ele recusar a água durante algumas vezes tudo bem!
E pra saber se o bebê está bem hidratado, você pode observar o número de vezes que ele faz xixi. Se forem mais de 6 vezes durante o dia, ok, ele está bem hidratado. E outra dica é observar se o xixi está clarinho!
Ah, e os bebês que mamam no peito e só complementam com fórmula, ou seja mamam no peito e também mamadeira com fórmula?
Neste caso a regra é diferente. Se o bebê tomar 2 ou menos mamadeiras no dia, não precisa oferecer água antes dos 6 meses de vida. Se forem mais de 2 mamadeiras, aí sim há necessidade de oferecer água.
Lembre sempre de consultar o pediatra do seu bebê pra tirar suas dúvidas quando for à consulta mensal!
Um forte abraço,
Cintia/bbcoruja
Fonte de pesquisa: vários sites de renome na internet como Pais e Filhos; Crescer; Pediatriadescomplicada, entre outros.