Sem categoria

Vamos falar sobre o ninho pra bebê?!

Olá, mamães, papais e todos que estão aqui! Sejam muito bem vindos ao nosso blog!

Hoje vamos falar sobre o ninho para bebê!

O ninho é um item do enxoval do bebê que vem sendo cada vez mais utilizado pela sua praticidade, por isso, resolvemos trazer estas informações pra você!

O que é?

O ninho é uma “caminha”, desenvolvida a partir de uma teoria, a Teoria da Extero-gestação, que diz que os bebês dormem melhor se simularmos o ambiente intra-uterino, onde eles viveram por longos e prazerosos meses. E uma das maneiras de simular esse ambiente é a técnica do “ninho”.

(Explicação: quando feito isso, quando colocados num ambiente mais “apertadinho”, que lembra o útero da mãe, os bebês se sentem mais seguros e aí relaxam e dormem melhor. E é por isso que muitos deles dormem muito melhor quando estão no bebê conforto e moisés em vez de no berço, que é mais amplo e espaçoso).

Trecho do blog Macetes de Mãe

Mas quando utilizar? E pra que ele serve?

Bom, ele pode ser usado pelos bebês desde o nascimento até por volta de 6 meses de vida e a principal finalidade é proporcionar ao bebê uma sensação de aconchego e proteção, como se ele estivesse na barriga da mamãe, e essa sensação acontece pela redução de espaço oferecida pelas laterais do ninho. Apesar de ter uma base de tamanho fixo, as paredes laterais do ninho são ajustáveis e podem ir se abrindo através de um cordão que fica na porção inferior do ninho, onde se vai ajustando este tamanho de acordo com o tamanho do bebê.

Como o ninho surgiu?

O ninho pode ser usado também nos bebês prematuros e surgiu  justamente por causa do posicionamento destes bebezinhos na UTI neonatal, onde os profissionais da área da saúde já usam um ninho feito com pedaços de lençol ou mantinha com a finalidade de posicionar o bebê com conforto, proteção e segurança, além de deixá-lo na posição ideal, que é com os membros fletidos (chamado postura flexora) nesta fase da vida.

Vou deixar aqui o endereço de um vídeo do Portal de Boas Práticas da Fiocruz pra você aprender a fazer um ninho em casa com alguns paninhos e com algumas orientações também.    É esse: http://www.youtube.com/watch?v=BXcvDBaNxQU

Qual o material utilizado para a confeccão do ninho?

O ninho deve ser confeccionado em tecido 100% algodão e fibra para enchimento antialérgica, bem macia. Ele possui uma fita de cetim ou cordão acetinado para regulagem de tamanho e a parte central também possui um preenchimento para ficar macio e confortável para o bebê. Aqui no bbcoruja o material do ninho é este, 100% algodão e enchimento antialérgico.

Onde posso utilizar?

O ninho é prático porque pode ser colocado na cama dos pais, no sofá, no próprio berço, ou seja, sob qualquer superfície plana, inclusive pode ser levado pra casa dos avós, por exemplo! ele acaba substituindo o moisés, que era utilizado nos primeiros meses de vida, antes do berço.

Existe algum risco?

Bom, eu sempre oriento que entre os cuidados com o bebê desde o nascimento incluem a observação contínua desta pessoinha. Independente do uso do ninho, a gente precisa estar sempre de olho no bebê. Com relação ao ninho, o risco de sufocamento é extremamente baixo, porque ele é utilizado com o bebê na posição de barriga pra cima, que é a posição recomendada pela Sociedade Americana de pediatria, e não possui partes soltas. A recomendação é deixar a parte onde fica a fita reguladora sempre pra baixo (nos pézinhos) e fora do ninho.

Outras observações:

O ninho é produzido em um tamanho padrão, o que varia é a regulagem das laterais, de acordo com a idade do pequeno. O tamanho do ninho na parte central é de aproximadamente 0,40 x 0,65 cm. Contando com o ninho todo, ou seja, com as partes laterais, ele tem em torno e 0,45 x 0,70 cm mais fechadinho e aberto ele chega a 1,10 cm de comprimento.

E pra lavar?

Você pode lavar o ninho na máquina utilizando o ciclo de lavagem delicada, e a secagem deve ser ao sol, pra secar bem. Como é um item grande, talvez seja mais vantagem você mandar lavar numa lavanderia, principalmente pra garantir uma secagem completa.

E aí, gostou?! Deixa um comentário aqui!

Se quiser um ninho pro seu bebezinho, entra em contato comigo! Pelas redes sociais aqui no blog, pelo instagram @bbcorujaoficial, pela fanpage bbcoruja e pelo watsap 31 994382737

Quer mais uma opinião?
Tem mais conteúdo sobre o ninho aqui no blog da Macetes de Mãe! deixei o link aqui: https://www.macetesdemae.com/tecnica-do-ninho-para-o-bebe-dormir-melhor/

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s