Sem categoria

Os Cuidados com o bebê prematuro em casa!

Oi, amores!

Muita paz e muito amor pra todos! Repost atualizado!!!
Hoje tive vontade de escrever sobre os cuidados com os prematuros em casa…tenho certeza que há muitas dúvidas sobre este tema…então…lá vão algumas dicas com muito carinho pra vocês!
Não é o mais provável, mas quantos bebês nascem prematuros neste país varonil? São muitos, com certeza! Olha uma informação oficial aí: “Todos os anos, aproximadamente 15 milhões de bebês nascem prematuramente em todo o mundo, mais do que um em cada dez. Esse dado faz parte do estudo Born Too Soon (Nascidos Muito Cedo), realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que analisou o número de crianças prematuras país a país.”
Os prematuros são aqueles fofuchos que chegam antes da 37 semana de gestação! as vezes não têm ainda o sistema respiratório completamente desenvolvido e aí precisam ficar internados na UTI neonatal até conseguir essa maturidade pulmonar…e também ganhar peso!
Bom… depois de tanta expectativa e angústia, é hora de levar aquela coisinha fofa mais querida do mundo pra casa! E agora?!
Normalmente o bebê prematuro recebe alta quando tem condições de alimentar e tem peso maior que 1750gramas (pequenininho, né?!)
Se ele mamar no peito, ótimo; se não, e você ainda tiver leite, tire e ofereça pela mamadeira ou copinho! A quantidade a ser oferecida em cada mamada é recomendada pelo pediatra/neonatologista, mas no peito é o máximo que ele conseguir! A demanda é livre!!!
Pode ser que você precise complementar, caso esteja amamentando, o pediatra irá orientá-la quanto a isto, mas de qualquer forma, seja o leite de peito ou o industrializado (sempre observe a marca prescrita pelo pediatra/neonatologista), o importante é você oferecer a mamada de 3 em 3 horas sempre que o bebê quiser. É que  é comum o bebê prematuro fica preguiçosinho..não quer mamar…mas deu 3 horas?! então é hora de acordá-lo!! tire as roupinhas, começando pelo sapatinho, meinha…ate que ele acorde e então ofereça o leite! Tem que acordar pra valer, senão ele dorme de novo e não mama direito!!!! As vezes temos que tirar a roupinha inteira pra ele acordar!!! esta mamada de 3 em 3 horas é importante pra mantê-lo hidratado e ele engordar!
Mamou?! ótimo! lembre sempre de oferecer os 2 seios! isso é importante pra estimular a produção de leite! Vamos falar aqui no blog em outra oportunidade sobre amamentação!!!
Agora é hora de arrotar! Este momento é muito importante, em cada e toda mamada! se o bebe não arrota, pode regurgitar e sufocar enquanto esta dormindo!!!
Ás vezes o bebê prematuro demora mais tempo pra mamar…tenha paciência com ele! logo ele pega o jeito!!! é tudo novo, ele tem que ter um tempo pra se adaptar….e você também! a noite também segue a recomendação de mamar a cada 3hs!
Peça ajuda sempre que precisar…você precisa de cuidado, carinho, precisa de conforto, calma, e muita ajuda de quem estiver por perto…o repouso, a alimentação e muita, muita água! Melhor receita não há!!!!
Outras dicas: converse com os parentes pra evitar as visitar nos primeiros dias…mas nada de exagero!…depois de 1 mês…é hora de começar as visitinhas… é claro que ninguém vai gripado, nem deve demorar no contato com o bebê!
Não exagere na superproteção…os bebês precisam de contato com as pessoas pra desenvolver seus mecanismos de defesa!!
Arrotou?! então já pode colocar o fofucho no berço! dê preferência pra deixá-lo de barriga pra cima…recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria…já eu deixava de ladinho com um apoio nas costinhas também…ah..e não cubra demais o bebê, a cobertinha deve ficar abaixo da axila…..e cuide sempre pra ele não sufocar! muita coisa dentro do berço não é legal…mantenha tudo arejado e prefira sempre material anti alérgico ou 100% algodão!
Lembre que os bebês prematuros costumam ser mais sensíveis à poeira, então recomendo não deixar bichinhos de pelúcia no quarto, e nem tapetes! As roupinhas, o jogo de berço, tudo já foi lavadinho antes de levar ele pra casa, né?!
Ah…e quanto a limpeza do quarto! nunca use vassoura, você deve limpar o quarto todos os dias com pano úmido, com produto sem cheiro ou com cheiro bem suave…tipo detergente…
A hora do banho de sol é importante…mas se estiver frio…opte por deixá-lo sob o sol preferencialmente pela manhã…com a janela fechada….vá tirando a roupinha devagar…ele vai amar o sol aquecendo seu corpinho e assim você evita ventos frios…
Ah….e quanto as roupinhas e acessórios pro bebê prematuro?
Eles tem mais dificuldade em manter a temperatura corporal…sentem mais frio…mas não exagere no superaquecimento!
Se precisar de sapatinhos, faixinhas de cabelo, touquinhas, jogo de lençol, mantinhas…tem tudo e muito mais feito com muito carinho e artesanalmente aqui no bb coruja! Confira a loja no Elo7!!! ou no site http://www.lojabbcoruja.com.br e também no Instagram @bbcorujaoficial
Logo tem mais dicas!
E seja muito feliz com seu presente de Deus!!!
beijos, bbcoruja!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s